domingo, 22 de março de 2015

Os desastres de Sofia

Os desastres de Sofia


Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.
O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:
- Cale-se ou expulso a senhora da sala.
Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar!
Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto de ódio daquele homem que de certo modo eu amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tenta desastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos, (...)
                                                                                                                    Lispector, Clarice


Questão 1
Nas linhas 4 e 5, o narrador afirma que o professor tinha "ombros contraídos" Porque:
a) era velhinho
b) era frágil fisicamente
c) era corcunda
d) era acovardado e submisso às pressões sociais


Questão 2
Segundo o  texto, os sentimentos da aluna pelo professor eram ambíguos, isto é, eram sentimentos que se contrariavam.
a) Cite uma passagem em que se manifesta essa contradição.
b) Qual o motivo dessa ambiguidade?


Questão 3
Na linha 12, o professor diz: "- cale-se ou expulso a senhora da sala". Perante essa explosão, a aluna tem dupla reação. Procure explicar:
a) Por que se sentiu ferida?
b) Por que se sentiu triunfante?


Questão 4
Segundo o texto, em que consistia a covardia do professor?


Questão 5
No caso desse texto, pode-se dizer que ele foi produzido para mostrar que:
a) todo aluno nutre pelo professor um grande afeto e se irrita quando não é correspondido.
b) o professor não tinha mais condições físicas para executar o seu trabalho.
c) as condições da vida prática e a necessidade de seguir regras e normas podem levar o homem a reprimir suas emoções.
d) a relação professor e aluno é sempre tensa e contraditória.




OBS: Conteúdo retirado do livro: Para Entender o Texto leitura e redação. Platão e Fiorin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário